- Balcãs: dia 1, parque nacional de Tara
Andamos a curtir bué não perceber nada do que se passa. Estes moços pouco falam inglês e nós temos dificuldade em sequer ler para ver se pescamos alguma coisa porque a maior parte das coisas estão em cirilico.
Andamos a treinar os nossos gestos ea recorrer ao amigo Google tradutor.
Chegámos e viemos logo para o parque ...
- Balcãs: dia 2, srebrenica
Passámos a fronteira para a Bosnia sem problemas e pertinho de onde passámos fica Srebrenica, lugar de graves confrontos entre servios e bósnios. Segundo os bósnios foi um genocídio, segundo os servios for a defesa do seu território.
Nota: as relações entre toda esta malta por aqui é duma compilação sem fim. Não consigo, nem sei! ...
- Balcãs, dia 3: Saravejo
Foto após foto, vídeo após vídeo, texto após texto, Sarajevo é um compêndio de horrores.
Em Saravejo a vida é pacífica e as pessoas muito simpáticas. Todos com quem falamos desejam que gostemos da Bosnia e todos querem saber de onde somos, sendo Portugal uma origem apreciada 🙂
O ambiente é calmo e não parece haver fricções ...
- Balcãs, dia 4: natureza à volta de Sarajevo
Hoje foi dia de esquecer a guerra… mas não antes de passar pelo museu do túnel que ligava Sarajevo citiada ao exterior para entrada de armas, comida, medicamentos, etc.
Demos um salto ao Vrelo Bosne (nascente do Bosna) um pequeno parque onde as várias nascentes (ou serão surgencias?) do Bosna montam um fabuloso mosaico de água.
Depois ...
- Balcãs, dia 5: best of bosnia
Hoje foi dia de ver algumas das jóias da Bosnia antes de passar para o Montenegro.
A mais conhecida é Mostar. Famosa pela sua ponte que foi destruída na guerra (sim, mais uma vez e sempre, a guerra) mas que entretanto foi reconstruída em todo o seu esplendor.
A cidade é muito jeitosa com inúmeros edifícios em ...
- Balcãs, dia 6: baia de Kodor
Hoje passámos para Montenegro. Mostra os passaportes, tal e coiso, nada de especial e segue viagem.
A primeira paragem foi em Herceg Novi, terrinha gira, nada de especial, mas deu para ver que mudámos de ambiente. Praia, turistas… É outro ambiente..
Rumámos a Kotor, uma das jóias de Montenegro. Pelo caminho fizemos uma paragem num belo, mais ...
- Balcãs, dias 7 e 8: do mar para as montanhas
Abandonámos o belo mar e subimos as montanhas. Não sem antes visitarmos Sveti Stefan, a terrinha nunca quase-ilha. Visitar, salvo seja, porque a terra está fechada. Ao que parece é privada e os donos queriam que fosse completamente fechada a visitantes mas o governo não concorda e queira que o público tivesse acesso. Conclusão? Está ...
- Balcãs, dia 9: durmitor nacional park
Hoje foi dia de montanha, mas não um dia de montanha a sério, é que passámos a maior parte do tempo de carro e não a montanhar.
O parque tem uma rota panorâmica de 80 km à sua volta e nós achámos que era uma opção mais fixe do que cansar as vi pernas 🙂
O percurso ...
- Balcãs, dia 10: há dias assim…
Hoje foi dia de ver alguns spots que faltavam em Durmitor. Depois de uma curta caminhada com belas vistas para o Canyon do rio Tara decidimos ir lá abaixo ver uma pequena aldeia que avistámos do topo e que tinha bom aspecto.
Começámos a longa e sinuosa descida que entretanto perdeu o alcatrão e começou a ...
- Balcãs, dia 11: kosovo
O kosovo é daqueles sítios que todos ouvimos falar e que nunca nos ocorreu que alguma vez iríamos visitar. Antes da Rússia invadir a Ucrânia as últimas guerras na Europa tinham passado por aqui. Neste momento ainda há milhares de militares da NATO na região em missão de manutenção da paz.
Foi por isso com alguma ...
- Balcãs, dia 12: de volta à sérvia
Ontem de noite (out seja as cinco da tarde) voltámos á Bosnia. Amanhã é dia de entregar o carro e por isso já vamos ficar perto de Belgrado o que implica fazer hoje mais quilómetros que o habitual.
Esta volta à sérvia começou sob o signo de Portugal quando o sorumbático guarda fronteiriço aos verificar os ...
- Balcãs, dia 13: de Novi Sad a Belgrado
O dia começou com um encontro com a pessoa do hostel que nos perguntou se éramos portugueses.
Era uma servia de novi sad que tinha estado muitos anos em Portugal e falava um português perfeito. Contou-nos que tentou durante muito tempo obter cidadania portuguesa mas nunca conseguiu e acabou por desistir. Estivemos à conserva com ela ...
- Balcãs, dias 14 e 15: Belgrado
No último episódio: quando fomos do aeroporto para o centro como o autocarro estava demorado fomos à informação dos táxis para ver quanto era, perto estava um novo que disse que era taxista e que nos levava por 25 euros, eu como tenho bastantes más experiências com táxis duvidei dele e fui à informação perguntar ...