Croácia : Set 2007

Diário da viagem à Croácia

13 Setembro de 2007
Dia -1

Ora cá vamos nós para a Cróacia.
Estou mais nervoso que o costume, vamos acampar e vamos de avião.
Implica ir de mochilona às costas e andar à pesca de tranportes … aiai 😉

14 Setembro de 2007
Dia 1
Dubrovnik

Aqui estamos nós após algumas cansativas horas de viagem.
Para variar, tivemos o cuidado de chegar com tempo ao aeroporto o que nos poupou muito stress.
Por falar em stress, o meu foi-se, como seria de esperar. Foi desaparecendo à medida que as mochilas demonstravam não serem o estorvo que imaginei e à medida que as nossas várias ligações de transporte em transporte corriam pelo melhor.

Ainda a tarde não acabou e nós que pousamos depois do meio-dia, já montámos acampamento, já demos uma fantastica volta de Kayak, tomamos dois belos banhos (um de mar e um de chuveiro) e vamos em breve colocarmo-nos a caminho da cidade Velha de Dubrovnik para ir beber uns canecos e procurar o bar Irlandes onde amanhã vamos ver a NZ a dar uma coça aos lobos 🙂

Cláudio
Parque de campismo Solitude
Dubrovnik
GPS
N 42°39.691′
E 18°04.150′

15 Setembro de 2007
Dia 2
Dubrovnik

Ca estamos nos em Dubrovnik das fotografias, ou seja, a cidade velha.
Apesar de a termos visto varias vezes ainda ficamos surpresos.
E’ uma cidade bastante bonita e muito movimentada e com inumeros e belos tascos 🙂
a cidade esta’ cheia de turistas e o mar esta’ permanentemente pejado de cruzeiros.
As muralhas sao enormes e ha’ varias filas delas, ou seja foram acrescentado linhas defensivas sem retirar as anteriores.
Um passeio por elas, com vista para o Adriatico e para a cidade e’ uma recordacao para ficar.
E’ curioso ver uma cidade tao antiga com telhados tao novos, o que se deve ‘a guerra contra a servia ha’ pouco mais de 10 anos que escavacou Dubrovnik e que teve telhados novos oferecidos pela UNESCO.

Passamos o dia de hoje a andar calmamente de um lado para o outro a apreciar o ambiente. Essa tarefa ardua so’ foi interrompida para assitir ao Portugal/Nova Zelandia o que fizemos num bar Irlandes acompanhados de NeoZelandezes e Australianos.
Malta porreira! O ensaio de Portugal foi o mais aplaudido do jogo!!!

Amanha vamos apanhar o ferry para a ilha de Hvar onde vamos… sei la’, fazer ne’pias!

Claudio
Dubrovnik

GPS
N42o38.479′
E18o06.557′

17 Setembro de 2007
Dia 4
Split

a deixamos Dubrovnik ontem (domingo) de manha via ferry em direccao a split onde nos encontramos agora.

Tivemos de vir de Ferry porque nao tenho passaporte e para abandonar a zona de Dužbrovnik para o resto da croacia tem de se atravessar a bosnia para a qual ‘e preciso passaporte. a verdade ‘e que mesmo que tivesse passaporte o mais provavel era virmos de ferry.
A viagem dura o dia quase todo, mas vale a pena.

Navegamos calmamente ao longo da costa croata acompanhados de inumeros veleiros. A costa ‘e fantastica com imensas ilhas de todos os feitios e formatos: altas, baixas, verdes, carecas…

Ao longo do percurso pass’amos por uma das grandes falhas nas nossas ferias, mas muito dificil de concretizar porque falta de tranportes no tempo disponivel. Trata-se de uma reserva natural numa ilha com fantasticas lagoas de agua salgada. Nao me lembro o nome mas fica aqui ao lado desta posicao onde o ferry pasou (N 42 49’43.8″ E17 31’40.6″).

De seguida o ferry parou numa ilha com uma terrinha muito gira onde nao fomos mas do alto dos 3 ou 4 andares do ferry tinhamos uma vista magnifica. Trata-se de Korkula (N42 57’36.6″ E17 08’13.3″)

A paragem seguinte foi na ilha de Hvar na cidade de Stari Grada onde ficamos ao inves de seguir directamente para Split. A ideia era dar uma volta pela ilha e tentar ir ‘a famosa praia de Bol na ilha de Brac, mas a falta de transportes tramou-nos e nao saimos da cidade onde comemos, sem saber, no restaurante mais ‘famoso’ da ilha e onde escolhemos porvavelmente os piores pratos que havia.

Foi dar um mergulho fantastico, visitar a cidade, comer, acampar (N 43 10’57” E 16 35’34.”) e bazar logo cedinho no outro dia direito a Split.

Chegados a Split o objectivo foi achar o campismo, depositar as coisas e bayar direito a Bol o que conseguimos em tempo mais ou menos record, meia hora na praia e toca a voltar a split que os horarios nao perdoam.

Mas foi c’a uma meia-hora!!!!! Bol (N43 15’19.2″ E16 38’03.11″) ‘e a praia com a agua mais transparente que alguma vey vi ou sequer sonhei e o formato unico da praia ‘e fora de serie. A repetir nesta vida com um bocadinho mais de tempo, sff.

Voltados a Split (N43 30’29.9″ E16 26’24.0″) demos uma volta por esta cidade patrimonio da Unesco. Enfim, mais uma cidade fora de serie com muito que ver. Nem vale a pena descrever, ja sabem como ‘e: pracas, arquitectura, tascas, bares, restaurantes.
Alem disso a partir de Split saem excursoes par os parques naturais das redondezas, para as ilhas, e muito mais.
Estou certo que se consegue passar aqui 1 semana de ferias sem grandes aborrecimentos.

E pronto, estou no parque de campismo quase a cair para o lado, por isso vou dormir que amanha ‘e outro dia. Vamos alugar carro e finalmente ficar idnpendentes de horarios, sendo que ao momento as coisas tem corrido bastante bem com os tranportes.

Claudio
Campismo de Stobrec

18 Setembro de 2007
Dia 5
Sibenik

Hoje deixa’mos o estatuto de turista de pe’ descalço e passámos a turista de p’e descalço com carro!

Alugamos o ultimo carro da redondezas e partimos direitos a Trogir (N43°31’02.3″ E16°14’53.1″), cidade numa pequena ilha que e’ patrimonio da UNESCO.

De seguida fomos ao parque de Krka (N43°48’20.4″ E15°57’51.5″)famoso pelas suas quedas de agua. Muito giro, com paisagens a lembrar os fiordes nordicos.

Agora estamos em sibenik, mais uma simpatica cidade junto a um parque natural nas ilhas em frente.

O nosso parque de campismo tambem e’ fora de serie(N43°41’46.5″ E15°52’48.5″). A ossa tenda está a 20 metros de um belo mergulho. Alias, a crocua e’ o melhor pais que conheço para acampar. Os parques alem de bem equipados ficam todos praticamente dentro do mar.

Tambem e’ de assinalar o cafe, alem de Portugal e Itália é o unico sitio que conheço que sabe tirar um bom café.

Sibenik
Gsp: N43°44’09.3 ” E15°53’18.3″

21 Setembro de 2007
Dias 6 e 7
de … a Pula

Quarta-feira abandonámos a bela costa e os seus 25 graus para irmos para a montanha com os seus 10 graus. Depois de passármos uma bela cordilheira o terreno mudou e até chegármos à montanha não tem nenhum atractivo especial. Álem disso, casas abandonadas e danificadas, cemiterios e carros de combate “expostos” ao longo da estrada relembram que a guerra passou por aqui há poucos anos.

Mas eis que chegámos ao nosso destino, o parque nacional de Plitvicka (N44 52’36.7″ E15 36’28.8″)). Nem vou descrever. Podem ver as duas fotos (N44 54’15.5″ E15 36’39.6″) neste post e depois, as 200 que tirámos:)

Fim de parque rumámos a Zagreb (N45 48’53.0″ E15 58’42.3″) a capital, para passar as piores horas das férias.
Edificios velhos e sujos, populacao com ar pouco amistoso e carradas de policia de choque e hoteis todos cheios deixaram-nos um bocado perdidos.
Felizmente após algum tempo a andar às voltas nos arredores de Zagreb achámos um hotel limpo e barato com um quarto limpo.. Ufa ufa.
No dia seguinte fomos visitar Zagreb onde no turismo a croata de serviço, nos explicou em Portugues correcto, que ia haver jogo da UEFA, por isso o ambiente.
E pronto, após visita higienica a Zagreb viemos até ao campismo de Pula (N44 53.794′ E 13 48.216′), onde já a seguir, vamos mandar uns belos mergulhos numa agua tao transparente e quente que “até estala”!

25 Setembro de 2007
Dias 8,9 e 10
Pula -> Trieste -> Veneza -> Barcelona

E depois de um dia de relax em Pula começou a volta a casa.
Começou Sáb às 5h da manhã e acabou Domindo às 23h30 e foi assim:

Sab 5h00 : Alvorada e desmontagem de acampamento
Sab 5h30 : Bela caminhada com mochilas às costas colina acima até autocarro local
Sab 6h15 : Autocarro para o centro de Pula
Sab 7h00 : Autocarro para Trieste. Travessia da Eslovénia com direito a revista policial
Sab 12h00: Chegada a Trieste para reconhecimento de terrinha – nada de extraordinário
Sab 14h00: Comboio para Veneza
Sab 16h00: Chegada a Veneza, autocarro para campismo
Sab 17h00: Chegada a campismo, montar tenda, banho na piscina
Sab 18h00: Autocarro para Veneza, bela passeata por Veneza
Sab 21h30: Autocarro para campismo
Dom07h00: Autocarro para aeroporto
Dom09h00: Avião para Barcelona
Dom11h00: Autocarro para Barcelona, tapas e passeatas por Barcelona
Dom18h00: Autocarro para Aeroporto
Dom20h00: Avião para Lisboa
Dom21h00: Mochila às costas, direito ao carro
Dom21h30: Carro, direito a casa
Dom23h30: Casa, direito à cama

ZZZZZZzzzzzzz

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Cláudio nas Nuvens