“[a biblia] É um texto simbólico”

«…O Cardeal Patriarca de Lisboa afirmou ontem à noite, na sua homilia de Vigília Pascal, celebrada na Sé de Lisboa, que muitas respostas da teologia católica à teoria da Evolução de Darwin basearam-se numa “deficiente leitura” da Bíblia, negando contradições entre os evolucionistas e a perspectiva cristã da Criação…»

«…”É um texto simbólico, num género literário hoje conhecido e estudado; é uma revelação do sentido profundo da criação e da vida e não a narração do modo como as coisas aconteceram, perspectiva própria da ciência”, sublinhou o Cardeal Patriarca. ..»

In Público

Isto quer dizer que o JC também não ressucitou? Essa parte também é simbólica? Milhões de pessoas no mundo inteiro estão a comemorar algo parecido com a cena do caçador que abre a barriga ao lobo para tirar a avó e o capuchinho vermelho?

Aliás a história do capuchinho vermelho só não se transformou em religião porque na altura em que foi escrito as pessoas já sabiam distinguir o que é verdade do que é menti.. deculpem, simbólico.

Mas suponho que não, JC vai continuar a ressuscitar Verdadeiramente porque o conteúdo da biblia vai passando de Verdade a simbólico à medida que as provas cientificas vão esmagando a Verdade.  

Ou melhor, só passam de Verdadeiras a simbólicas as partes a que ninguem liga ou já toda a gente se habituou a não acreditar. Ou seja, primeiro o povo deixa de acreditar e a Igreja vem a seguir dizer: Pois Pois, mas isso também não era para acreditar, era simbólico.

E no meio disto ainda há quem acredite neles. Tótós!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.