Crónica no Região de Leiria : A Dor

Crónica de 12 de Outubro no Região de Leiria

 

O cérebro é um órgão muito organizado: os movimentos são processados numa região, a visão noutra, a audição ainda noutra e por aí afora1. Tudo no cérebro tem o seu local. Tudo, à excepção da dor. A dor afecta todo o cérebro como um irritante sino de igreja que não deixa ninguém dormir. Enquanto houver dor, se suficientemente forte, o cérebro fica paralisado e não faz mais nada2.

Portugal também está paralisado pela dor. A dor que veio sob a forma de crise e que ameaça tornar-se crónica e incapacitante graças à receita da austeridade. As pessoas estão a ficar sem dinheiro. Sem dinheiro não há consumo, fecham lojas, fecham restaurantes, fecham fábricas. O estado recebe menos impostos e tem de gastar mais com ajudas sociais3. E qual é a resposta que tem sido dada? Mais impostos, o que aumenta a dor e agrava a paralisia.

Também eu me sinto paralisado por esta dor que me atrofia o pensamento e me aumenta o sentimento de culpa. Sinto-me culpado se penso em ir a um concerto, sinto-me culpado por estar a gastar tempo na organização de um evento de divulgação científica4. Não faria mais sentido envolver-me mais no combate à dor e aos seus agentes?

Escrevo a 5 de Outubro de 2012, o dia em que, como que em luto pelo estado paralisado do país, as comemorações do dia da República foram vedadas aos Portugueses. Faria sentido escrever sobre outra coisa?

 


O texto também pode ser lido no site do Região de Leira.

1 –  http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9rebro_humano

2 – Li  (ou ouvi) um artigo de neurobiologia que dizia que a dor era sentida no cerebro inteiro, agora só consigo achar artigos que mapeam a dor para zonas especificas.
Catano, cometi um flop? Espero que não, vou dar uma volta mais atenta a ver o que encontro.

3 – Veio mesmo a calhar esta notícia : http://economia.publico.pt/Noticia/fmi-reconhece-que-calculou-mal-o-impacto-da-austeridade-na-economia-1566589

4 – 3 de Novembro de 2012, Nazaré : http://comcept.org/comceptcon-2012-realidade-ou-ficcao/

 


	

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.