Crónica no Região de Leiria : Todos Juntos

Crónica de 21 de Setembro no Região de Leiria

 

“Coiso e tal, isto e aquilo, e já agora decidi reduzir os vossos salários em 7% e entregar esse valor às empresas. E agora vão ver a selecção jogar para afogarem as mágoas enquanto eu me vou divertir à brava num concerto do Paulo de Carvalho1”.

Não deve ter sido bem assim que se passou, mas é a memória que tenho daquela noite surreal, em que o Pedro conseguiu unir os Portugueses como só Scolari tinha feito. Foi a noite em que ele mostrou o jogo todo, o plano que tem para Portugal e o que espera dos Portugueses. Estes obviamente não gostaram e nem o facto de ser dono de um semblante honesto e de uma voz grave (atributos que está provado serem dos factores que mais influenciam o voto dos eleitores2) o salvou. Portugal veio para a rua como há muito não acontecia e um pouco por todo o lado as pessoas juntaram-se para mostrar a sua indignação.

Na Marinha Grande, e correndo o risco de errar, eu diria que éramos entre duas a três mil pessoas, o que num concelho com cerca de 40 mil habitantes me parece significativo. A manifestação foi morna, facto que não me surpreende, pois devia haver muitos como eu, novatos nestas andanças e sem grande jeito para palavras de ordem ou para bater nos tachos. No entanto, demos o corpo, estivemos lá e acho que o mais importante foi conseguido: uma grande mancha humana a percorrer a cidade por um objectivo comum.


O texto também pode ser lido no site do Região de Leira.

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2012/09/08/primeiro-ministro-assistiu-ao-concerto-de-paulo-de-carvalho-depois-de-anunciar-mais-austeridade
   e claro, vale sempre a pena ouvir o Bruno Nogueira :
http://www.tsf.pt/Programas/programa.aspx?content_id=904110&audio_id=2775463
2 Há muitos estudos nesse sentido, aqui ficam 2:
 http://muse.jhu.edu/journals/wp/summary/v062/62.4.lawson.html
 http://www.livescience.com/19028-voice-pitch-presidential-elections.html

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.