Category Archives: Orientação

Há dias assim…

Há dias assim, em que as coisas nos correm bem e aos outros um bocadinho menos, mas a verdade é que nem pensei que me estivesse a correr lá muito bem.

Depois de ter chegado à conclusão quais, das dezenas de pedras existentes, eram as 3 que estavam representadas no mapa, foi fácil responder aos dois primeiros problemas.

O problema veio a seguir, quando “reolhei” para as pedras e achei que afinal não eram aquelas…mau! No final, mantive a aposta inicial, mas até ao fim da prova foi uma luta com as pedras e o mapa para decidir quem era quem.

Pelo vistos decidi bem porque o único ponto que falhei, e fui o único nos 10 primeiros a meter o pé na poça nesse ponto, foi uma decisão daquelas irritantes: está no sitio certo ou um metro ao lado? Achei que estava um metro ao lado, mas afinal não. Estava no sítio certo.

Claro que tive a “ajuda” do Luis Sérgio que acertou todos os pontos, mas num dos problemas,  fez asneira a contar as balizas e como tal deu a resposta errada. Mas faz parte do jogo, também já perdi pontos preciosos por asneiras semelhantes em outras provas.

No fim, houve os cronometrados e aí, correu-me bem. Fui rápido e certeiro. Havia um bug no mapa e era preciso rodá-lo, o que não é suposto acontecer. Mas fui rápido a detectar o problema e assumi logo que o mapa estava mal. Qualquer dúvida do género “isto não pode estar errado, sou eu que estou a ver mal” seria o suficiente para perder o 1º lugar, visto que o Luis Sérgio só fez mais 3 segundos que eu.

Resultado? Sagrei-me Campeão ibérico de Orientação de Precisão de 2016. Há que aproveitar e festejar 🙂 , porque a concorrência é renhida e basta um pequeno deslize para perder uma dezena de lugares na classificação e para a próxima quem sabe o que se vai passar.

Mapa da Prova Soluções
13433139_780249008795453_6269348715690437549_o 13417042_780250695461951_4796965221610219710_o

 

Mais n’O Praticante

Sobre a Orientação de Precisão:

“Originalmente desenvolvida a partir da Orientação Pedestre, a Orientação de Precisão é uma variante da modalidade onde os atletas se deslocam apenas pelos caminhos, daí a designação internacional de Trail-O, e resolvem problemas sobre a colocação de balizas em elementos no terreno.

Desta forma, a capacidade física é secundarizada, o que permite a participação, em igualdade de circunstâncias, de atletas sem limitações e outros com limitações motoras muito significativas. …”

Ler mais: http://dahp.webnode.pt/orienta%C3%A7%C3%A3o-de-precis%C3%A3o-o-que-e-/

Campeonato ibérico feminino de orientação

Há dias assim, pego no mapa e vejo tudo cinzento. Da duas uma ou vou-me divertir à brava ou vou-me divertir à brava.. até escorregar numa pedra e estatelar-me ao comprido. Fiquei-me pela primeira opção. A bem dizer amanhã também há prova.

Sobre a prova, nada a dizer. Confirmaram-se as melhores expectativas. Terreno muito técnico com muitos ribeiros aos quais era impossível escapar e como se tratava de um planalto não havia grande declive o que era simpático pois para subir e descer já bastavam os pedregulhos.

 Aguiar-da-Beira

Aqui perto, nas caldas da cavaca, há outro grupo apreciador da natureza. A malta dos encontros rainbow (espécie de hippies modernos) está a fazer um acampamento. São disso porque ontem ao dar boleia a 3 atletas estrangeiros, vim a descobrir que afinal eram rainbow gajos, um israelita, uma bielorrussa e uma lituana. Enquanto lhes dava boleia no meio do nada aproveitei para lhes contar a história do filme que tinha visto na noite anterior, “the hostel”. Constava-me que aquela malta era avessa a tecnologia, mas pelo iPhone do israelita se calhar do enganado.

No sábado ainda se fez uma prova urbana. Não sou adepto da variante e achei o mapa desinteressante.

Domingo foi dia de longa. Mapa semelhante ao de sábado mas mais rápido. Quer dizer o mapa estava na mesma parado, mas dava para correr mais depressa,o que para mim é uma desvantagem. Foi no entanto uma bela prova e tirando uma bela opção que me fez perder quase vinte minutos para o rabbit man.

No geral um maravilhoso fim de semana de orientação a deixar-me com água na boca para março do ano que vem :p

Na volta para casa ainda passei pela serra da estrela que estava maravilhosa.

 

WTOC 2015: Dia 10

E acabou-se  festa eh oje é dia de regresso.

Enquanto a malta dormia ainda deu, aproveitamento o hábito de levantar às 7h00, para apanhar o autocarro e aproveitar os restinhos de Zabreg onde tive a oportunidade de ver o mercado local.
O regresso foi feito sem estória, mas a chegada foi apoteótica com a João e a família Porta-Nova a fazerem-nos uma recepção digna de uma selecção. Maravilha!
   
20150629_213612[1] 20150629_211503 20150629_211304

Wtoc 2015: dia 9

Dia de estafeta. A estafeta ainda é uma modalidade em definição e como tal não faz parte do mundial. Isso não impede que seja participada com menos empenho que as provas oficiais mas como foi a feijões, as equipas foram feitas mais com coração e menos com a razão. O Margarido achou que era giro um torneio família vs todos os outros.
Ficou assim, Inês+Cláudio+Edgar vs Margarido+Ricardo+Luís.

A prova tinha um máximo de 2 horas e a Inês passou-me o testemunho ao 36, bem dentro do previsto para cada um e eu passei ao Edgar aos 1h19. Bom…

Foi nesta altura que a Inês disse que até ao momento estávamos em 1°. Ela acertou tudo e no cronometrado tudo acertou e em tempo recorde. Começamos a ver as minhas respostas e também parecia ter tudo certo apesar de ter demorado o dobro da Inês. Chega o Edgar e confirmámos rapidamente que tinha errado um ponto…

Um ponto a menos, e um tempo não muito rápido. Bom, mas para as medalhas era preciso ser muito bom. Agora era esperar e ver o que dava. E o que deu foi:
1° Suécia: 27 pontos, +-150 segs
2° Finlândia: 27 pontos, +-190 segs
3° Itália: 26 pontos; 60 segs
4° Portugal: 26 pontos, 66 segs.

Estivemos perto, muito perto….

 

Wtoc 2015: dia 8

Fraquito … Fraquito … é o melhor que se pode dizer da minha participação no mundial.
O ??° lugar do 2° dia de provas de pre-o colocou-me em 62° em 67 na categoria open (mais coisa menos coisa que agora não tenho os números à frente) não é grande coisa.

Mas tirando esse pormaior, foi mais um belo dia de prova. O campo de golfe de Zagreb foi um excelente palco para a prova e o traçador ofereceu-nos uma prova de leitura de curvas de nível muita divertida de fazer. Mais um dia bem passado.

Mas o dia não acaba enquanto a senhora gorda não cantar o que só iria acontecer no banquete oficial da competição.
A senhora gorda cantou e a Suzy dançou. Mas não dançou sozinha e não desistiu enquanto não arrastou toda a gente para a pista de dança. Nem o Edgar e o Luís escaparam.

Foi uma noite animada onde toda a gente dançou estivesse em pé ou em cadeira de rodas, fosse humano ou duende (aka Gandalf). Toda a gente mexeu o esqueleto.

Wtoc 2015: dia 7

Dia de emoções fortes na final de temp-o. A Inês chegou com os olhos em água e a dizer que a prova lhe tinha corrido mal. Estranho… No pontos de espectadores tinham, em 10 problemas, falhado 1 e com um belo tempo.

A prova foi-se desenrolando e os resultados aparecendo. Foram momentos animados enquanto as classificações Iam sendo afixados e o resultado dificilmente podia ser melhor:
Luís, 6°
Inês,7 a 3 segundos do Luis

Claro que dia não é dia sem alguém se esticar ao comprido e hoje calhou ao Edgar que ficou em 32°.

O resto da tarde foi passado pelo campo de golfe onde fizemos também a prova modelo para a prova de pre-o onde também participo. Ver se me porto um bocadinho melhor que na primeira "manga".

Ainda deu para ir jantar a Zagreb na zona velha onde não faltam esplanadas. Música ao vivo e moças bem apresentadas.

WTOC 2015: Dia 6

Hoje foi dia de sprint, ou seja, temp-o, prova em que só competiam o Luís, o Edgar, a Inês e o Joaquim.

A prova foi disputada em Karlovac, uma cidade que nasceu como um forte austríaco de defesa contra o império otomano e foi bastante danificada na guerra da independência croata entre 1991 e 1995.

A prova realizou-se em grande parte nos fossos da antiga fortaleza e era bastante divertida de fazer. Sim, porque mesmo não estando na selecção tive oportunidade de realizar a prova e ainda fiz um tempo que quase dava direito a ir à final.

Quanto à prova, o Edgar fez um tempo canhão que o deixou se margem de dúvidas na final, o Luís fez o que tempo que não dava certeza de nada e a Inês espalhou-se ao comprido e parecia completamente fora de jogo. Felizmente houve a anulação de um ponto onde ela tinha tido uma prestação de caca e acabaram por passar os 3 à final.

No final do dia houve ainda tempo para visitar Samobor, uma agradável terrinha com sabor a montanha onde comemos numa bela churrasqueira cujo dono arranhava umas palavras em Português 🙂

WTOC 2015: Dia 5

E ao 5° fez-se lama, muita lama. Os caminhos do Belo bosque onde se realizou a primeira prova de pre-o não resistiram a tanta chuva e os caminhos tornaram-se um mar de lama. Um verdadeiro paraíso para Cláudios, uma desgraça indescritível para as cadeiras de rodas, especialmente para as motorizadas. Foi um verdadeiro pesadelo para os atletas e os voluntários encarregues de os ajudar.

O bosque era de um verde maravilhoso e o ribeiro que o atravessava dava o remate final. Foi uma prova toda baseada em leitura de terreno, sem um único "entre" ou um "lado nordeste, mas se calhar está 10° graus ao lado".

Laminha nos pés, um bosque fabuloso e um traçado cinco estrelas, definitivamente a prova que mais gozo me dei fazer.

O resultado, esse não foi famoso e ficou abaixo das minhas melhores expectativas mas acima das piores. Foi um resultado assim a modos que … Coiso…

Já o Luís fez um super-resultado e ficou em 12°.

Amanhã e depois são dias de temp-o, competição que não faço e por isso vou ficar de fora a apreciar e a tirar fotos. 🙂

Wtoc 2015: dia 4

E hoje começou o mundial.

O dia começou com a prova modelo que serve para nos familiarizarmos com os mapas e tipo de traçado usado. Correu bem e a sensação que dá é que a aposta vai ser em problemas com soluções claras e incontestáveis, mas a prova vai ser muito longa e mesmo os melhores vão precisar de uma concentração à prova de bala para não cometerem erros.

De tarde foi a cerimónia de abertura que devido ao tempo não pôde ser realizada no jardim que estava programado.
Bandeiras, discursos e algumas exibições; rápida e interessante qb.

Amanhã vamos ter a primeira prova..
Esperemos que o tempo melhores :-/

Wtoc 2015: dia 3

Último dia do troféu "puma" que hoje teve lugar numa estância termal. Mais um dia de pre-o com alguns pontos urbanos fáceis e com pontos bastante complicados de leitura minuciosa do terreno com, por exemplo, 3 balizas em 5-6 metros numa micro-reentrancia.
Decididamente não me dou bem com estes pontos e fui-me juntar ao Margarido na lista da malta que se espalha ao comprido. Já o Luís fez uma excelente prova e o resto do pessoal melhorou ligeiramente ou manteve os resultados de ontem.

E de provas de preparação é tudo. Amanhã começa o mundial…