ARWC 2009 : Descrição e alguns locais de passagem :)

Numa organização da APCA – Associação Portuguesa de Corridas de Aventura – com supervisão da Federação Portuguesa de Orientação, esta expedição irá visitar algumas das mais belas reservas ecológicas portuguesas. O percurso é secreto e irá passar pelos Parques Naturais de Sintra-Cascais, da Serra de São Mamede, do Tejo Internacional, da Serra da Estrela e do Serra de Aire e Candeeiros o que faz desta prova uma enorme descoberta dos segredos bem guardados do Centro de Portugal. Neste campo, destaque para a passagem pelas Aldeias do Xisto, que irão guiar os participantes numa verdadeira viagem no tempo em que estes povoados marcavam o ritmo de uma região ímpar.


As equipas são constituídas por quatro elementos, obrigatoriamente mistas (com a participação de pelo menos uma mulher) ou excepcionalmente femininas, caso da equipa Russa ARENA (patrocinada pelo Município da Pampilhosa da Serra). Para a descoberta do traçado, serão utilizadas cartas militares de 1:25.000 e 1:50.000 do Instituto Geográfico do Exercito, consideradas por muitos atleta entre as melhores do mundo para os Raids de Aventura. A progressão das equipas pode ser acompanhada em directo através da internet através de um inovador formato de comunicação desenvolvido em Portugal, o “Follow my Team” que integra um sofisticado sistema de localização por GPS, com um sistema de classificação integrado, uma base de dados de fotos e vídeo georreferenciada, e um sistema de interacção baseado no Twitter – tudo em cima de um modelo de realidade virtual do terreno.

 

Tirado de : http://www.arwc2009.com/pt/media.php?page=news&id=57


Progressão a pé, BTT, escalada, natação, patins em linha, costeering, canyoning, canoagem, trikke, surf, corda, espeleismo, mergulho em apneia, “dirt jumping”, tiro com arco e orientação são as modalidades presentes neste mundial de corridas de aventura.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.