Crónica no Região de Leiria : Gigantes Entre Nós

Crónica de 8 de Junho.
Desde já as minhas desculpas ao CFAE do Concelho de Alcobaça e Nazaré que, por motivos de falta de espaço, não foi mencionado na crónica.
A  conferência na Nazaré mencionada na crónica pertence a um ciclo de conferências organizado por esse centro.

Espero que gostem da crónica, é provavelmente a minha favorita 😉

Nunca se soube tanto sobre tanta coisa e no futuro saberemos ainda mais. O acumular de conhecimento que temos deve-se única e exclusivamente a nós, humanos, e à nossa curiosidade de aumentar o nosso saber. O nosso grande cérebro permite-nos ser curiosos, observar, descrever, teorizar. Tudo actividades fundamentais para aumentar o conhecimento, que não seriam úteis se não o pudéssemos preservar e partilhar.

Felizmente, a evolução dotou-nos da capacidade de efectuar uma ampla variedade de sons, que usamos para expressar as nossas ideias e formular as nossas dúvidas. É que apesar de o repositório do conhecimento por excelência serem as palavras escritas, elas dificilmente poderiam ter sido escritas com tanta sabedoria se não fossem antes discutidas oralmente. É a feliz conjugação de um bom pensador com um bom orador que transforma um Homem num gigante; poder ouvir e até debater com um deles é um privilégio e sem dúvida a melhor maneira de aprender e de ver mais longe.

Infelizmente, os gigantes não costumam aparecer aqui pela província tanto quanto seria desejável, mas recentemente fomos brindados com a presença do Carlos Fiolhais que veio à Livraria Arquivo falar da história da ciência em Portugal e do Cláudio Torres que na Biblioteca Municipal da Nazaré nos falou de arqueologia e islamismo em Portugal. Excelentes conferências, venham mais!

O texto também pode ser consultado  no Região de Leiria online e na edição em PDF do Região de Leiria.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.