Crónica no Região de Leiria : Trinta euros menos um

Crónica de 24 de Fevereiro :

“Um familiar que faleceu deixou-lhe alguma coisa a que dá muito valor”. Esta é uma frase que pode ouvir de um mentalista/médium e que se aplica a muitas pessoas, afinal todos temos familiares que já faleceram. Se a isso juntarmos o facto de quem recorre a um mentalista estar potencialmente fragilizado e agarrado a recordações do falecido, há uma probabilidade muito forte de a afirmação estar certa. No caso de estar errada, pode-se sempre dizer “ainda não está na sua posse, mas vai estar” ou “é uma memória, não um objecto”.

Estas e outras técnicas formam o que é conhecido por leitura a frio, um sistema usado pelos mentalistas para fazer afirmações vagas que o cliente vai interpretar como certeiras. Este sistema aproveita as muitas falhas do nosso cérebro, como por exemplo a memória selectiva (esquecermos o que não nos interessa) que juntamente com  a tendência de confirmação (darmos mais credibilidade à informação em que acreditamos) fará com que o cliente esqueça os erros do mentalista. No fim, jurará a pés juntos que “ele disse que a minha tia Gertrudes me deixou aquele relógio que uso sempre”.

Não passam de truques de circo, mas nas mãos de vigaristas têm o condão de esvaziar carteiras, como é o caso dos “trinta euros menos um” que a TVI, o canal do tele-lixo, e duas … pessoas querem subtrair a quem quiser ser enganado ao vivo em Leiria.

O texto pode ser consultado no Região de Leiria online.

———————————————————————————————————————–

Para quem não sabe, a empresa que faz a treta do “depois da vida” é a mesma que faz a treta do “Até à Verdade” na  SIC. A empresa, de seu nome Planeta Ideal, tem um belo portefólio de vigaristas disponíveis.

No site deles ficamos a saber que para assistir ao “Depois da Vida” é preciso ir a um casting e na folha de inscrição para o casting é perguntado se nos morreu alguém nos últimos 3 meses. Giro, não?

———————————————————————————————————————–

Para quem se interessa pelo assunto, aconselho estas duas belas (adjectivo talvez um pouco parcial) leituras:

Aprenda a ser um vidente em 10 lições; folheto traduzido por mim e que explica os truques usados no negócio

Fraudes, aldrabices e outras Parvoíces; folheto da minha autoria a explicar alguns erros cognitivos e como devemos ser mais criticos em relação ao que nos é dito/apresentado/impingido.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.