Crónica no Região de Leiria : Liberdade vs Respeito

Crónica de 13 de Janeiro

O texto desta semana :

Que todos temos direitos e liberdades é do conhecimento geral. O que já não parece ser tão conhecido é que o exercício das nossas liberdades acaba no direito dos outros. É uma regra básica de uma sociedade funcional: é preciso respeitar o direitos dos outros se queremos que eles respeitem os nossos.
Encontrar o equilíbrio entre liberdades de uns e de outros é uma tarefa mais difícil do que parece e depende de bom senso e respeito, bens que parecem estar em falta no mercado.

O comportamento em salas de espectáculos é particularmente complicado. Existe em Leiria mais de uma dúzia de restaurantes de pipocas onde projectam filmes. Apesar de à entrada estar escrito “cinema”, é sabido que nesses espaços há a liberdade de comer, beber, conversar, usar o telemóvel e estar nos “melos”. Tudo liberdades que interferem com o direito das pessoas que pagaram bilhete para ver o filme.
Mas o normal nesses espaços é o exercício dessas liberdades e quem lá vai já sabe o que vai encontrar e só se tem de respeitar e aceitar. Se não lhe agrada a ideia, o melhor é não ir.

Em alternativa, existe uma sala, o Teatro Miguel Franco, onde as pessoas vão para exercer o seu direito de Ver cinema. Será pedir muito que, pelo menos aí, esse direito seja respeitado e que as pessoas abdiquem, durante duas horas, das liberdades que incomodam quem quer Apreciar um espectáculo?

O texto pode ser consultado no Região de Leiria online.

Já agora, podem ouvir o Bruno Nogueira sobre o mesmo assunto :  Cinema no Zoo

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.