Gorges du Verdon e Calangues, Agosto 2016

• Agosto 2016: dia 1, 800 km
    Sim, foi basicamente isso: 800 km de condução que acabaram no
  • Agosto 2016: dia 2, subida ao urbion.
    Quando aqui estivemos o mês passado, tentámos subir o Urbion mas o tempo não ajudou. Desta vez não escapou. A João deixou-me do lado oeste “junto” à nascente Douro. Fiz a mesma caminhada da outra vez, mas desta vez não me fiquei pela nascente do Douro e continuei. Bastaram 10 minutos para chegar ao colo da ...
  • Agosto 2016: dia 3; caminhada aquática no rio Alcanadre
    Graças a um livrito inglês de nome “wild swimming” ficámos a saber de um local chamado   . É um açude no rio alcanadre com cerca de 50 metros de largura e 10 de altura. Fomos ver a coisa ao vivo e é tão impressionante como no livro. Curiosamente das centenas de pessoas que lá se encontravam, ...
  • Agosto 2016, dia 4: dos Pirineus ao Twilight zone
    Mais um dia, mais perto do destino e mais memórias, que na minha cabeça durariam um mês se eu não as escrevesse. Saímos de Espanha através de Puigcerda, passámos o enclave espanhol de Lívia e no fim dos Pirenéus, deparamo-nos com a inesperada   . Interessante as coisas que se escondem nas montanhas. Deixámos as montanhas e chegámos ...
  • Agosto 2016, dia 5: a les amies
    Hoje foi dia de rever amigos. O Raoul e o Michael foram dos primeiros Couchsurfers que recebemos, já lá vão 9 anos. Já os tínhamos visitado da última vez que por aqui passámos, mas também há um tempo valente. Foi óptimo reencontrá-los de boa saúde e bem dispostos como sempre. Ainda por cima tivemos direito a um ...
  • Agosto 2016: dia 6, gorges du verdon
    Hoje chegámos finalmente a um dos objectivos da viagem, as gorges du verdon. A primeira paragem foi em  , uma bela vila na encosta que cai directamente nas transparentes águas do verdon onde tomámos um belo banho. Depois seguimos para   onde o belo canyon que se abria à nossa frente não nos deixou alternativa é sacámos do kayak ...
  • Agosto 2016: dia 7, gorges du verdon II
    Hoje voltámos a navegar no verdon. Desta vez fizemos o prato principal, o troço que fica abaixo da  . Inicialmente não parece nada de extraordinário apesar de ser menos largo que o troço que fizemos ontem, o que lhe dá um ar especial. Mas à medida que vamos avançado, vai ficando cada vez mais húmido e ...
  • Agosto 2016: dia 8; sentier blanc-martel
    Hoje foi dia de caminhada. O sentier blanc-martel é o percurso mais famoso por estas bandas, mas não é circular e como a João não ia fazer, viemos cá ontem espreitar os locais de acesso para combinarmos a estratégia. Felizmente há um campismo a três quilómetros do fim do percurso e ficou combinado a João ...
  • Agosto 2016, dia 9: canyoning em Saint aubain
    Hoje rumámos a   para fazer o canyoning “tres aquatic” que marcamos antes de ontem quando andámos à fazer reconhecimento nesta zona. Éramos um grupo pequeno, quatro clientes mais o guia, número que facilita a progressão no rio. Não se pode dizer que o nosso portfólio de canyons descidos seja muito grande por isso o facto de este ...
  • Agosto 2016: dia 10, últimos cartuchos por verdon
    Amanhã vamos abandonar as gorges do Gerson e como tal hoje foi dia de ver o que faltava. Especialmente a bela  , fazer o percurso de carro pela “rive gouche” e dar a última volta de kayak por aqui. Amanhã novos cenários nos aguardam.
  • Agosto 2016, dia 11: a caminho das calangues
    Custo mas foi, hoje já depois de almoço abandonámos as gorges em direção ao mar. Chegámos a já ao fim da tarde mas ainda tivemos tempo para dar umas voltas e tentar perceber o que há para fazer e onde.
  • Agosto 2016, dia 12: calangues por terra
    As calangues são uma série de enseadas, muitas com praias ao fundo, entre Cassis e Marselha. Como estão num parque nacional o acesso a elas é altamente condicionado. A maior parte  só dá para aceder a pé. Como tal hoje, levantei-me bem cedo para fazer caminhada pela costa e dar uma vista de olhos às ...
  • Agosto 2016, dia 13: as calanques a partir do mar
    A única maneira de ver bem as calanques é a partir do mar, por isso hoje, eu e a João colocámos o kayak ao mar para as percorrer. Fizemos desde a calangue de portmiou até à calanque de morgiou e volta, num total de mais de 15 quilómetros e cerca de seis horas de pagaiada. Pelo ...