Fraudes…the Book

 Pequeno livro das FRAUDES, ALDRABICES e outras PARVOÍCES

 

SINOPSE

Tem nas mão um livro malvado. Um livro que não lhe promete a vida eterna e a felicidade suprema. Um livro que lhe vai tentar tirar as suas doces ilusões sobre energias que curam e deuses que protegem.

Tem nas mãos um livro amigo. Um livro que lhe vai mostrar como evitar ser enganado por pessoas sem escrúpulos, que não existem bruxas más, nem previsões sobre o fim do mundo.

Tem nas mãos um livro que, se tivesse pés, tinha-os bem assentes na terra e lhe vai mostrar que errar não só é humano como é mais comum do que seria desejável.

Este livro vai abrir-lhe os olhos . . . ou então não.

 

 

INTRODUÇÃO

“Anda meio mundo a enganar outro meio” é uma expressão que todos conhecemos e que, apesar de largamente exagerada, contém alguma verdade já que somos constantemente confrontados com falsas notícias, falsas soluções e o mais grave, falsos medicamentos, que temos tendência para aceitar como verdadeiros sem pensar duas vezes.

Fazemo-lo porque duvidar dá trabalho: É preciso perceber do que se fala, é preciso perceber os argumentos apresentados, é preciso ter argumentos para contra-argumentar, é preciso perder tempo, e claro, é preciso pensar!

Além disso, muitas vezes o que é exposto é algo em que queremos acreditar ou que temos tendência para aceitar como verdadeiro (regra geral, as crianças acreditam em tudo, os adultos acreditam em tudo o que vá de encontro àquilo em que já acreditam).

Esta tendência para acreditar, esta falta de espírito critico, torna-nos vulneráveis a vigarices e à manipulação da nossa opinião, havendo até quem classifique isso como uma forma de iliteracia.

Este livro vai fazer-lhe uma visita guiada a algumas das aldrabices mais comuns, como são feitas e de onde vieram.

A minha esperança é que no fim do livro seja um pouco mais céptico em relação aos aldrabões que o rodeiam.

 

CAPÍTULOS

 

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
Fraudes...the Book, 5.0 out of 5 based on 1 rating
Para Partilhar, É Só Clicar...

Leave a Reply

Cláudio nas Nuvens