Crónica no Região de Leiria : Maravilhas ou Negociatas?

Crónica de 16 de Março :

Não podia estar mais de acordo com o Rui Tavares quando escreve no Público de 5 de Março que “Aquilo de que precisamos mais do que nunca, num jornal, é uma explicação de como as coisas funcionam. As pessoas já sabem das notícias, já ouviram os comentários, mas continuam a querer tentar entender como funcionam as coisas.”

Por exemplo, não preciso de um jornal que me diga que o arroz de marisco da Praia da Vieira foi eleito como uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal. O que eu quero saber é quanto custou e a quem. E não me refiro só ao valor da candidatura, devem existir montantes “escondidos”, desde gastos com publicidade a jantares oficiais, entre outros que nem imagino e que temos o direito de saber. E além disso, passados 6 meses, e com o prémio esquecido por quase todos, convém apurar resultados e descobrir se valeu a pena, ou seja, houve impacto mensurável na economia local?

Porque uma coisa é certa, ao ritmo que as empresa organizadoras, a EIPWU e a New 7 Wonders Portugal, vão inventando concursos, não tenho dúvidas que, pelo menos para eles, vale a pena. Para quem paga, e que normalmente são entidades públicas, é que já não sei. E visto que estamos à beira de mais uma euforia incompreensível à volta de maravilhas, desta vez em versão praia e mais uma vez paga, pelo menos parcialmente com dinheiros públicos, gostava de saber.

O texto pode ser consultado no Região de Leiria online.

———————————————————————————————————————–

Este assunto cheira-me MUITO a esturro. Já tinha escrito sobre ele AQUI (não é muito diferente, mas tem alguma informação que não coube no artigo).

Só por curiosidade alguém acha mesmo possível o turismo dos Açores ter pago 1,5 milhões de Euros pela organização da festarola sem ter garantido que recebia uma ou duas maravilhas independentemente da votação das pessoas?

O mundo dos concursos com votação é uma diversão.  Sabem que há empresas que inventam prémios para dar aos clientes para eles poderem na sua publicidade dizer “votado pelos consumidores como a melhor marca de <escolher categoria>”?
Não há votação nenhuma, mas como ninguém investiga, tudo bem…

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.