Carta aberta à DGC : Provável publicidade enganosa da empresa “Club Natura” aos produtos de magnetoterapia

Resumo : A empresa Club Natura vende produtos de magnetoterapia, um suposto tratamento médico que alivia dores e que segundo o próprio site mostra-se de modo geral “eficaz contra todo o tipo de patologias”.
Parece-me que a Club Natura vai longe demais nas suas afirmações e o site e a publicidade (que aparece diariamente no Diário de Notícias) apresentam fortes indícios de publicidade enganosa. Este texto enviado para Direcção Geral do Consumidor e vários meios de comunicação social tem como objectivo chamar a atenção para o exagero que se comete a promover “medicamentos” de efeito duvidoso.
—————————————————

Nota Prévia : Não sou médico e por isso não tenho autoridade para fazer prova das minhas dúvidas.

Não afirmo nada, deixo a tarefa de comprovar, ou não, as dúvidas que tenho sobre a empresa e respectiva publicidade para a DGS. Não posso no entanto ficar calado enquanto vejo essa empresa publicitar no Diário de Noticias diariamente como “clinicamente comprovado” algo que não me parece ter fundamento.

—————————————————
carta aberta enviada às seguintes entidades:
Para: Direcção Geral do Consumidor
Com Conhecimento:Diário de Noticias, Publico, Correio da Manhã, TVI, SIC, RTP

NOTA: Apresento esta “queixa” para que não aconteça o mesmo que aconteceu quando rebentou o “escândalo” com as pulseiras power balance em que a DGS se refugiou na resposta “não recebemos queixas” para nunca ter actuado sobre a empresa (queixa que me apressei a apresentar e da qual apesar de ter recebido uma resposta nunca recebi uma resposta definitiva).
Para que não possam usar a mesma resposta caso aconteça algo semelhante com a “Club Natura” aqui ficam as minhas preocupações sobre a empresa.

 

PUBLICIDADE NO JORNAL
1. Na publicidade que a empresa coloca no DN, afirma:
Clinicamente comprovado. Numerosos estudos clínicos confirmam que se trata de uma técnica …. que proporciona excelentes resultados para aliviar qualquer tipo de dor
 Actualização  26/05/2015: o site dreamsalud.com onde se podia ler o estudo está offline e ainda não o encontrei em mais lado nenhum
Ao consultarmos o site da empresa encontramos referência a um estudo (http://www.clubnaturasalud.com.pt/magnetoterapia/queEs.php?sec=2&idioma=2) que pode ser lido aqui:
Eu não sou médico mas parece-me que um estudo que não menciona grupo de controlo não tem qualquer espécie de validade, algo que não acontece, por exemplo neste estudo :
The Effectiveness of Magnet Therapy for Treatment of Wrist Pain Attributed to Carpal Tunnel Syndrome  onde é indicado claramente um grupo de controlo tratado com placebos  e cuja conclusão é:
The delivery of a unipolar static magnetic field through a magnetized device directly applied to the point of greatest wrist pain resulted in no significant difference in relief of pain when  compared with an identical placebo device.
Segundo sei, a maioria dos estudos médicos chega à mesma conclusão: que a magnetoterapia tem tanto efeito como tratamentos placebo. Julgo não estar enganando ao considerar que a afirmação “clinicamente comprovado” é falsa e como tal publicidade enganosa bastante grave visto se tratar de um produto da área da saúde.
2.”aval” de Dr Diogo Crespo.
Também me levantam algumas dúvidas o “aval” do Dr. Diogo Crespo que segundo o site da Ordem dos Médicos só pode ser o Dr. Diogo Manuel de Sousa Macedo Crespo (único Diogo Crespo inscrito na ordem que se pode consultar aqui : https://www.ordemdosmedicos.pt/?lop=listamedicos) aposentado em 2009 (conforme Diário da República http://dre.pt/pdf2sdip/2010/03/047000000/1059610599.pdf).
Qual a experiência do Dr Diogo com a magnetoterapia? Usou-a? Com que bases afirma ele na publicidade que a magnetoterapia “favorece a circulação sanguínea e acelera a regeneração celular“? Nem o estudo apresentado pela empresa Club Natura fala nesses benefícios.
E já agora, espero que a fotografia que aparece no anúncio mesmo ao lado do seu testemunho seja mesmo do Dr Diogo Crespo, senão parece-me que é mais um abuso por parte da Club Natura.

 

INFORMAÇÕES NO SITE
3. resultados positivos diferentes do apresentados no estudo
Na página http://www.clubnaturasalud.com.pt/magnetoterapia/queEs.php?sec=2&apto=2&idioma=2 a Club Natura apresenta os resultados positivos da magnetoterapia. Os resultados são tirados do estudo citado, mas as conclusão do estudo não são bem as mesmas.
O estudo cataloga os resultados conforme os resultados obtidos em 4 categorias:nulo, mais que suficiente, bom e excelente.
Os autores do estudo consideram positivos os resultados bom e excelente, mas a Club Natura decidiu que também havia de incluir os “mais que suficiente” nos positivos o que se traduz numa média de 24% mais resultados positivos que os apresentados no estudo.
4. Testemunhos Apresentados
 Actualização  26/05/2015: o site Espanhol da Club Natura já não tem magnetoterapia 
Como é possível haver testemunhos iguais  apresentados por pessoas diferentes?
Se comparamos os testemunhos do site Espanhol do Club Natura : http://www.clubnaturasalud.com/magnetoterapia/recomiendan.php?sec=4&idioma=1 com os do site Português : http://www.clubnaturasalud.com.pt/magnetoterapia/recomiendan.php?sec=4&idioma=2 verificamos que são os mesmos ditos por pessoas diferentes. Nos casos em que o nome deu para traduzir de Espanhol para Português os nomes até são parecidos nos outros foi colocado um nome completamente diferente.
Pode-se dizer que os nomes das pessoas não interessam, mas isso não é verdade. Se não interessassem não estavam no site. As pessoas gostam de se identificar com outras com o mesmo problema, por isso a importância de ter testemunhos na primeira pessoa. Se não tiveram pudor de alterar completamente os nomes, apresentando pessoas que não existem, que garantias temos de que os testemunhos são mesmo reais?
5. Afirmações
De um modo geral o site está cheio de frases que são no mínimo de veracidade duvidosa e no máximo completamente falsas e que carecem de provas cientificas/médicas.
Exemplos:
Todas as doenças partem de uma única causa, «o desequilíbrio celular”. Diz-se que uma célula se desequilibra celularmente, quando um electrão dos átomos que a constituem fica solto, ou seja, não se liga a outro (é aquilo que em ciência se conhece como um radical livre electromagnético).
Por esse motivo, a magnetoterapia ajuda a repolarizar os átomos das células, oferecendo àqueles que a utilizam uma melhora acelerada na maior parte das suas patologias.
Utilizando ímanes sob a forma de colares, pulseiras, caneleiras e anéis, é possível aumentar a energia pessoal, prevenir os desequilíbrios no estado de saúde, estimular a circulação do sangue e formar células novas que rejuvenescem os tecidos do corpo.
Benefícios que a magnetoterapia produz:
 Aumenta o oxigénio nas células.
 Elimina fluidos e gases.
 Reduz a retenção de líquidos.

 

CONCLUSÃO : Parece-me haver fortes indícios de que a empresa Club Natura faz afirmações médicas não fundamentadas o que me parece extremamente grave e merecedor de uma investigação apurada.
Sinceramente, Não percebo como é que para se colocar um medicamento baseado em “medicina tradicional” sejam precisos um batalhão de testes e estudos a confirmar que o medicamento realmente faz o que diz enquanto as “medicinas alternativas” podem vender o que quiserem fazendo as alegações mais disparatas sem que sejam alvo qualquer espécie de controlo.
Agradecia que a DGC estivesse mais atenta às “medicinas alternativas” e às suas reivindicações.
sem mais,
Cláudio Tereso

Actualização  31/10/2011

Já há alguns dias que o “aval” do Dr. Diogo Crespo desapareceu da publicidade do DN.
Gostaria de pensar que a minha queixa teve alguma coisa a ver com esse facto, já seria uma pequena vitória 😉

Actualização 15/11/2011: Resposta da DGC

Exmº SenhorCláudio Tereso
Pedindo desculpa pelo atraso e em resposta à exposição que nos enviou, informamos que sem prejuízo das competências da DGC em matéria de publicidade, a sua situação foi remetida, nesta data, para a ERS – Entidade Reguladora da Saúde.

Constituem atribuições da ERS a regulação e a supervisão da actividade das entidades prestadoras de cuidados de saúde. Cabe à ERS velar pelo cumprimento das obrigações legais e contratuais dos regulados, no que respeita ao acesso dos utentes aos cuidados de saúde, à observância dos níveis de qualidade e à segurança e, genericamente, aos direitos dos utentes.

À Direcção Geral do Consumidor cabe encaminhar as reclamações e queixas dos consumidores para as entidades reguladoras e garantir o seu acesso aos mecanismos extrajudiciais de resolução de conflitos de consumo (Centros de Arbitragem e Centros de Informação Autárquica ao Consumidor), entre outras atribuições definidas na Portaria n.º 536/2007, de 30/04.

Para o acompanhamento do assunto sugerimos que contacte a ERS, cujo horário de atendimento das 9:00 às 12:30 e 14:00 às 17:30h  nos seguintes endereços:

Morada: Rua S. João de Brito, n.º 621, L 32, 4100-455 Porto
Telefone: 22 209 23 50
Fax: 22 209 23 51
E-mail: geral@ers.pt

Com os melhores cumprimentos,
CF
Divisão de Apoio e Informação ao Consumidor

Actualização 16/11/2011:Enviei à ERS o seguinte email:

Recebi da DGC o e-mail abaixo transcrito que indica ter sido reencaminhada para a ERS a minha “denúncia”. Agradecia que assim que houver – se houver – alguma conclusão  e se tal for possível/normal que me informassem.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.3/5 (8 votes cast)
Carta aberta à DGC : Provável publicidade enganosa da empresa "Club Natura" aos produtos de magnetoterapia, 3.3 out of 5 based on 8 ratings
Para Partilhar, É Só Clicar...

47 thoughts on “Carta aberta à DGC : Provável publicidade enganosa da empresa “Club Natura” aos produtos de magnetoterapia”

  1. Não comento a qualidade dos produtos anunciados; comento sim e indignado com o facilitismo destas vendas cujos processos não só me enojam como me insultam. Fui profissional ligado a vendas durante 45 anos e era raro o mês que não atingia os meus objectivos comerciais e sabem porquê senhores vendedores da banhada cobra? É que habituei-me ao longo da vida a fazer-me acompanhar dum instituto fundamental para êxito: a HONESTIDADE. Honestidade que os habilidosos que não olham a meios para atingir os fins, não sabem do seu significado.
    Tenho para mim que a mais útil e mais certa publicidade que se faz a um serviço ou instituição ´a honestidade dos processos utilizados. Os vedilhões do Clube Natura, pelos vistos, não sabem de que é que eu estou a falar.
    Tenham vergonha!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  2. A empresa mais abusiva que me saíu na rifa…queria falar com eles….a sério…imaginem se fosse dentro dos 14 dias..resposta hoje..estamos fechados para férias da Páscoa…até dia di7..hoje são 19….e3 Boa Páscoa..Fui ludibriada…e pela 1ª vez deixei-me cair na onda…mais tarde o médico disse-me que eu não podia usar essa aparelho..ele não faz nada de bom..mas como eu sofro do coração….faz toda a diferença negativa…O preço…todos sabem….não me vou ficar…pelo menos em avisar os desgraçados dos velhinhos que ficam o resto das suas vidas a pagar para nada…e tanta falta lhe faz nas suas parcas reformas. Falta de Escrúpulos nada mais…eles fazem e deixam fazer.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  3. Estou também muito indignada, com a falsidade e a aldrabice destas vendas… O meu pai, infelizmente já falecido, comprou há uns anos um cadeirão de massagem, em “PELE DE BOVINO DE PRIMEIRA QUALIDADE” e, qual não é o meu espanto que agora ao “desfazer” a casa para remodelações me deparei com o dito cadeirão em “PLÁSTICO”!!!!!
    Uma perfeita vergonha que deve ser denunciada!!
    Sinto que o meu pai, já de idade avançada na altura, tenha sido ludibriado por pessoas sem escrúpulos!!!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 1 vote)
  4. Eu acho piada a todos. Muito indignados porque os pais compram isto é aquilo. E depois??? Se o frigorífico sr avariar so porque é caro não o substituem?? Façam da seguinte maneira em vez de serem mas línguas acompanhem os vossos pais nas demonstrações e não venham depois da compra para aqui dizer que são todos burloes. Os velhotes a quererem e vocês a meterem o bedelho porque é dinheiro. Por favor

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: -2 (from 2 votes)
    1. Os “velhotes” têm vida própria e não consultam os filhos para tudo o que fazem e os “velhotes” são facilmente enganados por falsas promessas.
      E a Clara, se não quer fazer figuras tristes, devia abster-se de fazer comentários patéticos.

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: -1 (from 1 vote)
    2. Com um pouquinho de sorte e perante tanta indiganção, a Clara trabalha para a empresa aqui visada nas vendas agressivas, que contactam e visitam os nossos idosos.
      Talvez mude de opinião depois de um qualquer seu familiar ser literalmente burlado mediante a actuação deste tipo de empresas, nessa altura duvido que venha para aqui falar em frigorificos, nas más linguas que metem o bedelho…

      VA:F [1.9.22_1171]
      Rating: +1 (from 1 vote)
    3. Comparar um produto de magnetoterapia que faz “milagres” … com um frigorífico … faz todo o sentido, não haja dúvida. Que comentário mais disparatado

      VA:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0 (from 0 votes)
  5. Boa tarde Cláudio Tereso,

    Obrigado por postar todas estas situações enganosas aos nossos pais e familiares idosos vitimas de golpe,

    esta ultima quinta-feira fui alertado pela minha mãe viúva com 85 anos, ( vive sozinha por poção na sua casa própria) que foi contactada por telefone, por uma empresa que ainda não consegui identificar, qua sabia que ela tinha comprado um colchão á alguns anos a empresa BioCasa, e que de forma gratuita queriam agendar uma visiata para verificarem o estado magnético e vibrações de massagem do colchão, entre variados outros parâmetros… felizmente a minha mãe avisada para nunca assinar nada,e dar o meu Nº de telefone, para eu tratar dos assuntos, embora com o avançar da idade se torne mais vulnerável, e derivado ao meu baixo conhecimento sobre a matéria e derivado á urgência que queriam marcar a visita, e só tinha vagas para o mesmo dia (quinta-feira) dado que nesta zona do distrito de Aveiro a sexta e sábado estavam completos.

    Como para mim era impossível pedi a uma irmã minha para me substituir na visita, e logo no dia seguinte a minha irmã me disse que tínhamos que pagar 1.390€ em 10 prestações por cheques pré-datados, ou se caso até amanhã dia 6-6-2016 aceitarmos e pagarmos em 9 cheques de 100€ era mais apetecível porque era urgente solucionar, o problema do magnetismo do colchão, a higienização, e vulcanização par calibrar o plano do colchão e aplicação de um estrado novo.

    Acho e perante o que li e consultei na net isto é mais um golpe enganoso de pseudo empresas e sistema pirâmide camuflada, em que por mais avisos a nossa policia e justiça não é célere, e nem actua em tempo para proteger os nosso queridos e incautos velhimos .

    são escrupulos demaisiados baixos para ficarem impunes

    agradeço ajuda e publiação de alerta a toda a populção em geral

    Obrigado

    Luis Silva

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 1 vote)
    1. Mais um caso enganoso com a firma club natura n de telefone do club natura 214706130 nif da firma 562431954 sede em Alfragide rua da industria n 4 2614 517 . Estes comerciais tem a mania de abordar os idosos e tentar vender o que eles querem e quem assina o contrato não pode desistir e pagar durante 2 anos . Fica o aviso não fazer contratos com estas firmas e comerciais . Eles vendem caro e os produtos não presta. Porque estes comerciais aborda os idosos ? os filhos e que tem de aguentar com isto esta mal feito . Se um idoso morre quem e que paga a divida a club natura ? Não há ordenados que aguente esta despesa enorme . Club natura a vender colchoes caros e livros de saúde para que ? Quem quer um colchão vai a loja escolhe conforme as posses não e preciso o club natura a tentar vender material para a saúde os Hipermercados tem produtos de saúde e colchoes caros e bons e baratos e bons .

      VA:F [1.9.22_1171]
      Rating: +1 (from 1 vote)
  6. Continuo à espera que venham buscar o material cá deixado pela vossa funcionária Leonor Rodrigues, que além de ser uma verdadeira fraude não ficou entregue a encomenda por inteiro, faltando uma peça e já isto é justificação para cancelar o contrato. Segundo um documento que me deixaram teria 14 dias para resolução do contrato que foi assinado dia 21 de Abril. Tentei falar com a funcionária que me forneceu o material, sem resultado pois nunca me atendeu nem respondeu às mensagens que lhe enviei.Dia 2 de Maio mandei o primeiro imail a pedir que viessem buscar o material. Como não obtive resposta insisti por mail, novamente dia 4. Sempre me vedaram o contato convosco. Recebi dia 5 duas funcionárias vossas, uma das quais entrou muda e saíu calada e outra que foi extremamente mal educada, arrogante e fazendo-me ameaças de fazer pagar o material que não quero, de qualquer forma. Mandei carta registada com cópia de mails enviados e solicitando que venham recolher o material que não quero. Atá à data ainda não recebi resposta pelo que vou resolver isto judicialmente. Cumprimentos Elvira Elizabeth Coelho.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  7. Bom Dia

    Depois de ler estes testemunhos fico a pensar que hoje serei eu a vitima pois espero por um técnico da Interpass hoje de manha ás 10.30, darei o meu testemunho quando o técnico sair da minha casa.

    Ao telefone me disseram que nao era para comprar nada era so para fazer uma demonstração e que teria descontos em certas clinicas …. depois de ler todos estes testemunhos ja nao me apetece estar em casa a essa hora, mas vou esperar e ver o que acontece,

    Obrigada pelo post

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  8. A terapiasaodomicilio é a mesma empresa. O aparelho é o mesmo da magnetoterapia, agora da magnetosaude (interpass). Vendido pela magnetocare e onda ténue entre outras. Tudo a mesma coisa. Tudo o mesmo sistema de vender um aparelho por um valor completamente extrapolado.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +2 (from 2 votes)
    1. E como a “magneto saúde” pertence à interpass (conforme indicado na página da ms) é mais difícil os clientes reclamarem por estarem a ser contactados para este fim.

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0 (from 0 votes)
    2. Através do interpass vão a casa oferecer o aparelho pela módica quantia de 2990€ a pronto pagamento, ou em suaves prestaçoes de 60 meses….. Sério!!! Cheguei a ir a uma entrevista para trabalhar a vender isso. Não sabia ao que ía, e acabei por participar numa entrevista de grupo em que a sra explicou ser de grupo para não ter de explicar tudo muita vez (imagino!! Pois…deve ser porque em cada 50 só 1 aceita vender/ludibriar!!). A ideia era angariar clientes que aceitassem a demonstração em casa. Tinha de andar porta a porta a falar com pessoas para conseguir no minimo 22 marcaçoes e demonstraçoes efectivas por mês para ganhar 800€ a recibo verde, caso contrário ganhava 600€ se tivesse um minimo de 2. Lembro-me que na entrevista diziam para contactar idosos ou pessoas à volta 60 anos para cima, porque abaixo disso não teriam problemas de saúde “suficientes”. Enfim. Andam a ganhar dinheiro à custa das fragiidades dos outros!! E aos funcionários que angariavam clientes pagavam uma miséria!!!

      VA:F [1.9.22_1171]
      Rating: +3 (from 3 votes)
  9. Sou filha de mais um casal de 85 anos vitima deste tipo de vendas mais do que abusivas e agressivas. Para além da máquina de magnetoterapia ainda deixaram outra para problemas de asma, uma forra de colchão sabe-se lá para quê , dez livros tipo enciclopédia sobre saúde e mais dez sobre culinária saudável. Tudo isto pela módica quantia de 5.056€, pagos é claro em suaves prestações de 210€ mensais. Só soube de toda esta situação à posteriori e estou a tentar resolver o assunto, nem sei bem como. É inadmissivel que estas situações existam e explorem desta maneira idosos fragilizados pelas suas mazelas e com poucas ou sem capacidades para analisar previamente o que lhes estão a impingir.

    Hermínia Prata

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +3 (from 3 votes)
    1. oh pá…. que chatice!
      Esta malta não tem escrúpulos nenhuns. É uma vergonha 🙁

      Tenta falar com eles a ver se cancelam (duvido muito) e ameaça que vais apresentar a tua estória para “as televisões” (e mesmo que cancelem, envia para os jornais e canais de televisão. Pode ser que alguém pegue e faça uma reportagem.
      Mesmo que seja tarde para ti, é sempre bom para evitar outros casos.

      Boa sorte…

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: +1 (from 1 vote)
  10. Boa noite Cláudio. Tem conhecimento de tentativa de movimentação de conta bancária nesta burla da máquina? Os meus pais tiveram hoje demonstração da máquina e pediram os nomes completos, tiraram cópias aos cartões de cidadão com o telemóvel assim como ao NIB. Ficaram de amanha de trazer contrato informatizado para assinarem e a máquina. Tem conhecimento de história assim?

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    1. Bom dia Anabela,

      Os únicos casos que conheço são os testemunhos que as pessoas aqui deixaram. Na altura em que investiguei este caso, só procurei informação sobre o produto e a empresa, não vi nada sobre modo de actuar.

      Não tenho, portanto, informação sobre casos do género com essa empresa. No entanto, há casos de outras empresas a fazerem situações semelhantes. Fotocopias do cartão do cidadão e NIB podem ser suficientes para conseguirem eles próprios activarem o contrato.
      Aconselho-te a entrar em contacto com o banco para os avisar de possível burla e não os deixar activar o debito directo. Aliás, o ideal era conseguires que nenhum debito directo fosse activado sem a tua presença ao balcão.

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: +1 (from 1 vote)
      1. Já contactei o banco sobre este assunto. Mas o débito conseguimos resolver. Contactei o técnico que fez a demonstração para cancelar tudo e não trazerem hoje a máquina e nem contrato. Disse que ia ligar para Lisboa que não estava já nas mãos dele. Não me deu nome da empresa em causa e nem o numero de Lisboa. Disse que tratava do assunto e desligou. Agora tem o telemóvel desligado. Julgo que isto não vai ficar por aqui. Agora tenho de aguardar pela tarde para verificar se vão aparecer ou não.

        VA:F [1.9.22_1171]
        Rating: 0 (from 0 votes)
        1. Neste tipo de negócios, eles sabem que se as pessoas poderem optar depois de pensarem no assunto, desistem.

          Por isso, fazem tudo por tudo para intimidar a pessoa e dizer que não se pode voltar atrás. Não cedas.

          Diz que já contactaste a Deco e que deve estar a chegar um amigo teu que é jornalista no (escolhe um que seja muito lido na tua zona ou então o Correio da Manhã que é o mais lido) a quem contaste a estória.
          Jornalistas costumam assustar essa malta 🙂

          VN:F [1.9.22_1171]
          Rating: +1 (from 1 vote)
  11. Ainda ontem ligaram para os meus pais de uma empresa de terapias, a dizer que iriam uns técnicos de saude a casa para analisarem o tipo de dores e doenças que têm. Como os meus pais são pessoas idosas e, claro, com muitas maleitas e dores, aceitaram e tinha uma visita agendada para hoje, Ainda fui a tempo de anular tudo, mas a muito custo, ja que não queriam dizer o nome da empresa…

    O numero é do Porto e é o 220187768.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    1. Olá Ana,

      Já encontrei algumas referências a esse número de telefone, mas nenhuma informação sobre o nome da empresa.

      Conseguiste saber qual era?

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: -1 (from 1 vote)
    2. Obrigada por estes posts! Eu não fui abordada para experimentar o aparelho mas quase ia a uma entrevista de emprego com eles! Depois de ler tudo isto mais vale ficar em casa! Tenho avós…. Mais uma vez, obrigada por expôrem aqui esta situação…

      VA:F [1.9.22_1171]
      Rating: +3 (from 3 votes)
      1. Foi pena não ires à entrevista.
        Era interessante saber se também tentam enganar os potencias vendedores ou se lhes abrem o jogo 🙂

        Entretanto acabei de reparar que escrevi isto em 2011 e após estes anos todos, está tudo na mesma e nunca recebi resposta nem da DGC nem da ERS… bah!

        VN:F [1.9.22_1171]
        Rating: +3 (from 3 votes)
        1. Boa noite. Hoje os meus pais tiveram uma visita deste tipo e com demonstração desta máquina. Custará 50€ por 72 meses. É claro que assustou-me quando me contaram da novidade. Para já não assinaram nada. Deram os nomes e os numetos contribuinte. Amanha vêm entregar a tal máquina e dar contrato já preenchido com dados deles para assinaram. É óbvio que não vou permitir. Mas lendo todos posts…o facto de ainda não terem assinado vai ser fácil despacha-los. Certo?

          VA:F [1.9.22_1171]
          Rating: 0 (from 0 votes)
  12. Muito obrigada pela vossa preciosa informação. Telefonaram-me hoje e com muita insistência queriam marcar uma visita a minha casa. O que me alertou foi falarem de um voucher e não saberem dizer da parte de quem era a oferta.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 2 votes)
    1. Eu também fui enganado porque fui apanhado numa altura em que tinha e tenho um joelho todo rebentado e acabei por cair no conto do vigario, acontece que o nome desta firma é a MAGNETOCARE mas agora vou tratar deste assunto com a PROTESTE pois sou sócio

      VA:F [1.9.22_1171]
      Rating: +5 (from 5 votes)
      1. O senhor chegou assinar contrato? Aos meus pais pediram os dados para amanhã trazerem contrato informatizado para ele assinar junto com a máquina. Mas não assinou nada. Preocupa-me terem fotografado cartão de cidadão do meu pai e parte superior do extracto bancário onde consta NIB. Existe alguma história de estes burlões tentarem movimentar conta bancaria? Estou super preocupada!

        VA:F [1.9.22_1171]
        Rating: +1 (from 1 vote)
  13. Olá Cláudio,

    Congratulo-o por ter tomado estas iniciativas – a de apresentar queixa e partilhar neste blog.

    A minha mãe foi vitima do mesmo esquema, o mesmo que a Ana Maria Miranda relata… aproveitaram-se da sua idade avançada, fragilidade física e mental para lhe impingirem um produto que ela nunca usou, nem tinha dinheiro para o comprar e agora assediam com ameaças de advogados e juros usurários. Tudo isto é duma legalidade muito duvidosa.

    Será que se poderia constituir um grupo de burlados/lesados por esta empresa mafiosa e constituir uma queixa crime ou um processo judicial ?

    Saudações

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 1 vote)
    1. Estou certo que sim e até não sei se não haverá já algum movimento nesse sentido.
      Escreve “queixas” no google que te aparecem vários sites onde as pessoas podem desabafar (só desabafar, que a maior parte deles não tem validade legal, apesar de haver alguns do estado). Pode ser que encontres por lá algum movimento nesse sentido.
      E se encontrares, partilha aqui que eu coloco no texto do post 🙂

      VA:F [1.9.22_1171]
      Rating: +1 (from 1 vote)
  14. No caso da minha mãe ligaram para casa com o intuito de a levar a querer que tinha uma consulta marcada e que a data seria no dia seguinte tendo a minha mãe questionado até que deveria ter recebido um aviso pelo correio como sempre lhe acontece e ao que responderam que o mesmo se teria atrasado ou extraviado pelo correio levando a minha mãe a crer que talvez se tivesse esquecido da dita consulta. Quando compareceu numa clinica em Guimarães conhecida por toda a comunidade e de grande reputação foi-lhe apresentado este aparelho no qual ela se senta e ou coloca umas pads no local onde sente dor, e a máquina “alinha os electrões das células aumentando a regeneração das mesma logo aliviando dores” após meia hora de tratamento e muita simpatia, compreenção, motivação, incentivo proposeram-se a fazer uma demonstração domicíliaria onde ela poderia adequerir o produto por uns meros 2390€ que com um empréstimo seria 3533€ em suaves prestações de 49€ por uns meros 72 meses.

    Felizmente eu encontrava-me em casa e acompanhei parte da dia cuja demonstração que mais não passava de uma venda agressiva por dois homens e uma mulher em que aquilo se tratava de uma coisa milagrosa que poucos tinha acesso em que somente estaria disponivél aos presentes na demonstração (segundo a minha mãe todos dentro da faixa etária dos 60 anos para cima) e por um curto espaço de tempo pois “temos outras cidades para visitar” como informações para além de um discurso previamente treinado, digo isto pois já trabalhei em vendas durante anos e sei como funcionam aconcelhei a minha mãe a não aceitar o negócio na hora uma vez que tinhamos de averiguar a legitímidade da máquina e o seu funcionamento bem como discutir o financiamento da mesma, ao qual os vendedores no qual se encontrava um suposto terapeuta como se apresentou “disse que o negócio tinha de ser concluido naquele momento sobe pena de perder uma oportunidade única na melhoria do seu bem estar”.

    -Venho alertar para o facto de a máquina somente funcionar para quem tem dores os tratamentos teêm de serfeitos diáriamente por 30 minutos e com a ingestão de um copo de água antes dos mesmos e de como o magnetismo por ela emitido e por mim verificado com aparelhos de medição de campos magnéticos (uma vez que sou eléctricista encartado) são inferiores ao de um simples contador de luz que todos possuimos em casa. Fazendo-me levar a querer que se trata de um placebo que custa 2390 que gera comissões para pelo menos 4 pessoas e um revendedor de aparelhos de origem italiana, o que fez com que desaconcelha-se totalmente a minha mãe a não comprar o aparelho, espero que sirva de exemplo para outros não cairem no tipíco golpe da venda de colchões ou aspiradores.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +3 (from 5 votes)
    1. “Fazendo-me levar a querer que se trata de um placebo que custa 2390”

      Sim, basicamente é isso. E os “alvos”, coitados, com dores e cheios de vontade de se livrar delas, acreditam em tudo e estão dispostos a tudo. 🙁

      VA:F [1.9.22_1171]
      Rating: +1 (from 1 vote)
  15. Bom dia,

    A ler aqui estes testemunhos, não posso ficar indiferente e revoltada pois, no dia 29 de outubro de 2014 a minha Mãe de 88 anos foi confrontada com a visita de uma técnica do Club Natura em sua casa que a fez assinar um contrato para a compra de um aparelho cujo custo ronda os 2.000,00 Euros, tendo-a feito assinar um débito directo em conta de 20 prestações mensais no valor de 99, 20 €.

    O que mais me revolta e preocupa é que o público alvo desta “empresa”, pelo que li aqui, são os idosos, preferencialmente, os que se encontram na faixa etária dos 80 anos. Muito sinceramente, estas situações têm de ser denunciadas e a empresa em causa deveria ser alvo de uma averiguação por parte das entidades responsáveis pois, é notório que é uma venda agressiva e que só o conseguem junto de pessoas mais vulneráveis.

    Ana Maria

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +3 (from 3 votes)
  16. Boa noite,

    Vim informar de uma situação relacionada com este post que espero chegar a quem venha a ser contactado por estas empresas.

    A minha mãe foi contactada a semana passada por umas senhoras a pedir que viessem cá a casa para um tratamento ao domicilio SOMENTE com o objetivo de dar opinião, visto ser uma medicina alternativa com ambições de ser incluída no sistema de saúde nacional. Infelizmente a minha mãe aceitou mas por sorte eu encontrava-me em casa e assisti a toda a “demonstração” que durante 2 horas pareceu efetivamente uma demonstração. No final, o senhor, de uma grande lábia, informa que a minha mãe pode comprar o aparelho para ter em casa por 3.000€ (com um suposto grande desconto).

    Claro que eu disse que precisávamos de tempo para poder tomar uma decisão, mas o “técnico” teimava olhando apenas para a minha mãe que ela devia fazer o contrato o quanto antes, embirrando comigo que lhe estava a estragar o negócio. A minha mãe, que sofre de doença degenerativa sem cura (mas não maligna, no sentido em que não mata mas vai perdendo a capacidade de andar) é obviamente uma presa fácil e decidiu fazer o contrato – no momento eu fiquei chatiadíssima e virei costas aos dois deixando que a minha mãe desse dados de todo o tipo de dados (incluindo o NIB e copia do CC) e assinasse um contrato com estes vigaristas. A minha lição está aprendida, e a da minha mãe também pois ainda na mesma noite em conversa com familiares apercebeu-se do erro (e de que os juros no total somavam mais de 1000€ acrescidos aos 3000€ do produto). Já enviámos carta registada a anular o contrato e vamos lá ver como isto se desenrola.

    Em conclusão, aos familiares de pessoas suscetíveis de serem levadas por estas conversas, POR FAVOR tenham muito cuidado. Esta empresa recebe contactos através de clínicas que façam exames como raio-x entre outros.

    Deixo aqui também todos os contactos que nos forneceram para que facilmente identifiquem esta fraude

    telefone: 212413116

    site: http://www.terapiasaodomicilio.pt
    Suposto técnico: Rui Diogo

    Vou ainda esta semana fazer queixa à polícia pela agressividade das vendas, que mesmo depois de eu dizer que precisava de tempo pa tomar uma decisão o técnico continuamente insistiu na venda até a minha mãe dizer que sim.

    P.S. – Peço desculpa pelo testamento mas estou chocada com a situação e espero mesmo que estes senhores não façam isto com idosos sem capacidades financeiras nem ninguém que os protejam.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +7 (from 7 votes)
  17. Estive ausente do país durante 3 meses, e por azar, a minha mãe de 83 anos foi contactada e conseguiram que ela assinasse o contrato a 9 de Fev 2014.

    Isto embora ela tivesse mostrado que tem de pensão de sobrevivência 353€ e um saldo bancário de 800€ que eu lhe deixei no caso de alguma emergência na minha ausência.

    Para além do mais, ela mostrou~lhes uma mala de electroterapia..(a meu ver em tudo semelhante) e disseram~lhe que o aparelho de magnetoterapia tiravam~lhe a dôr.

    No passado recente eu consegui que eles anulassem um contrato de botas de electroterapia ou coisa parecida (não me lembro do nome técnico do aparelho), no mesmo dia em que assinou.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 1 vote)
    1. 🙁

      Que grande chatice…

      Não têm vergonha nenhuma e não estão nada preocupados se vão deixar as pessoas em dificuldades económicas…

      Boa sorte a tentar anular o contrato…

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0 (from 0 votes)
  18. Acabei de receber um telef. do Porto, que, diziam estar a fazer um estudo à dor e que vinham a casa para uma demonstração de um aparelho de magnetoterapia….enfim, dizem não ser nada para comprar, mas como já recebi outros telefonemas do género, gostava de saber se o que fala estará relacionado com isto. Para tal penso que se tiver o número de telefone, pode ser que seja o mesmo. O site que me deram para consulta, depois de muito teimar para ter outro tipo de informação que não o telefonema, é este: http://www.terapiasaodomicilio.com, o telefone 229379934 e dizem ser uma ONG……
    Muito Obrigada!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    1. Olá Vanda,

      De uma coisa podemos ter a certeza: é para vender. O aparelho será semelhante, mas não sei se é a mesma empresa.

      Vou ver o que consigo descobrir e depois digo aqui alguma coisa.

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: +1 (from 1 vote)
  19. Boa Tarde,
    Na sequência de um contato da parte da Empresa Natura aos meus pais, também eu fiquei cheio de dúvidas e dispus-me a procurar informação, tendo encontrado este site.
    Gostava de saber se obteve alguma resposta da ERS ou se houve alguma novidade ralativamente a este assunto.

    Obrigado

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: -1 (from 1 vote)

Leave a Reply